1. O QUE É ENERGIA ELÉTRICA É a força motriz das máquinas e dos equipamentos. Todos os aparelhos ligados à rede elétrica consomem energia elétrica. Entretanto, todos os equipamentos que possuem circuito magnético e funcionam em corrente alternada (motores, transformadores, geradores reatores, lâmpada fria, etc.) absorvem dois tipos de energia: a Ativa e a Reativa.
2. O QUE É ENERGIA ATIVA E ENERGIA REATIVA Energia Ativa é aquela que efetivamente produz trabalho. Exemplos: o acender de uma lâmpada, o motor girar. Energia Reativa é aquela que não produz trabalho, mas é importante para criar o fluxo magnético nas bobinas dos motores, transformadores, geradores entre outros equipamentos. A utilização de energia reativa deve ser a menor possível. O excesso de energia reativa exige, por exemplo: condutor de maior secção e transformador de maior capacidade, além de provocar perdas por aquecimentos e queda de tensão.
3. FATOR DE POTÊNCIA É a relação entre a energia ativa e a energia total. Está relação mostra se a Unidade Consumidora consome energia elétrica adequadamente ou não, pois relaciona o uso eficiente da energia ativa e reativa de uma instalação elétrica, sendo um dos principais indicadores de eficiência energética. O fator de potência próximo de 1(um) indica pouco consumo de energia reativa em relação à energia ativa. Uma vez que a energia ativa é aquela que efetivamente executa as tarefas, quanto mais próximo da unidade for o fator de potência, maior é a eficiência da instalação elétrica, contudo a legislação adota como referência o valor de 0,92.
1. O QUE É ENERGIA ELÉTRICA
ResponderExcluirÉ a força motriz das máquinas e dos equipamentos. Todos os aparelhos ligados à rede elétrica consomem energia elétrica. Entretanto, todos os equipamentos que possuem circuito magnético e funcionam em corrente alternada (motores, transformadores, geradores reatores, lâmpada fria, etc.) absorvem dois tipos de energia: a Ativa e a Reativa.
2. O QUE É ENERGIA ATIVA E ENERGIA REATIVA
ResponderExcluirEnergia Ativa é aquela que efetivamente produz trabalho. Exemplos: o acender de uma lâmpada, o motor girar.
Energia Reativa é aquela que não produz trabalho, mas é importante para criar o fluxo magnético nas bobinas dos motores, transformadores, geradores entre outros equipamentos. A utilização de energia reativa deve ser a menor possível. O excesso de energia reativa exige, por exemplo: condutor de maior secção e transformador de maior capacidade, além de provocar perdas por aquecimentos e queda de tensão.
3. FATOR DE POTÊNCIA
ResponderExcluirÉ a relação entre a energia ativa e a energia total. Está relação mostra se a Unidade Consumidora consome energia elétrica adequadamente ou não, pois relaciona o uso eficiente da energia ativa e reativa de uma instalação elétrica, sendo um dos principais indicadores de eficiência energética.
O fator de potência próximo de 1(um) indica pouco consumo de energia reativa em relação à energia ativa. Uma vez que a energia ativa é aquela que efetivamente executa as tarefas, quanto mais próximo da unidade for o fator de potência, maior é a eficiência da instalação elétrica, contudo a legislação adota como referência o valor de 0,92.